Configuração de SPF – Para clientes que utilizam SMTP da Hi Platform


Garantir a entrega de e-mails e impedir o spoofing com o SPF.

Impeça que e-mails sejam falsificados e mensagens sejam marcadas como spam.

O Sender Policy Framework (SPF) é um método de autenticação que especifica os servidores autorizados a enviar e-mails para seu domínio. Ele ajuda a proteger seu domínio contra spoofing e garante que as mensagens sejam entregues corretamente. Os servidores de e-mail que recebem e-mails do seu domínio usam o SPF para verificar se as mensagens são autênticas.

  • O SPF ajuda a impedir o spoofing: os criadores de spam podem falsificar o domínio ou a organização para enviar mensagens falsas que pareçam da sua organização. Isso é chamado de spoofing.
    Essas mensagens podem ser usadas para fins maliciosos, para divulgar informações falsas, enviar software nocivo ou fazer as pessoas compartilharem informações confidenciais, por exemplo. O SPF ajuda os servidores de recebimento a verificar se os e-mails foram realmente enviados do domínio da sua organização e por um servidor de e-mail autorizado.
  • O SPF ajuda a entregar mensagens nas “caixas de entrada” dos destinatários: ele ajuda a impedir que mensagens do seu domínio sejam entregues na pasta “Spam”. Caso seu domínio não use o SPF, os servidores de e-mail de recebimento não poderão verificar se as mensagens foram realmente enviadas por você. Os servidores de recebimento podem enviar mensagens válidas para a pasta “Spam” dos destinatários ou rejeitá-las.

Acrescente ao seu registro SPF

Um registro SPF define os servidores de e-mail que podem enviar mensagens para seu domínio. Um domínio pode ter apenas um registro SPF. No entanto, um registro SPF pode especificar vários servidores e domínios que têm permissão para enviar e-mails para o domínio.

Optando por utilizar o SMTP da Hi Platform, recomendamos acrescentar ao seu registro de SPF:

include:_spf.directtalk.com.br

Exemplo: v=spf1 ip4:192.168.0.1 include:_spf.directtalk.com.br ~all


Importante:
caso exista um valor já declarado no campo SPF, não deverá ser removido, nossas informações devem ser adicionadas à linha existente.

Se uma destas situações for verdadeira, crie seu registro SPF personalizado:

  • Você envia e-mails de outros servidores e da Hi Platform;
  • Você usa um provedor de e-mail de terceiros;
  • Seu site usa um serviço que gera e-mails automáticos, como um formulário de contato.

 

Ativar o SPF no seu domínio

Para ativar o SPF, atualize o registro TXT do DNS no seu provedor de domínio.

  1. Faça login no console de gerenciamento do seu host de domínio.
  2. Localize a página onde você atualiza os registros DNS.
  3. Adicione um registro TXT do DNS do SPF aos seus servidores de e-mail:
Nome/Host/Alias TTL Tipo de registro TXT do DNS Prioridade Valor/Resposta/Destino
@ (ou deixe em branco) 3600 SPF 1 v=spf1 include:_spf.directtalk.com.br ~all

4. Caso exista um valor já declarado no campo SPF, não deverá ser removido, nossas informações devem ser adicionadas à linha existente.

5. Salve as alterações. O SPF pode levar até 48 horas para começar a proteger seu domínio contra spoofing e garantir a entrega de e-mails.