Configuração de SPF para clientes que utilizam SMTP de terceiros


Garantir a entrega de e-mails e impedir o spoofing com o SPF

Impeça que e-mails sejam falsificados e mensagens sejam marcadas como spam.

O Sender Policy Framework (SPF) é um método de autenticação que especifica os servidores autorizados a enviar e-mails para seu domínio. Ele ajuda a proteger seu domínio contra spoofing e garante que as mensagens sejam entregues corretamente. Os servidores de e-mail que recebem e-mails do seu domínio usam o SPF para verificar se as mensagens são autênticas.

  • O SPF ajuda a impedir o spoofing: os criadores de spam podem falsificar o domínio ou a organização para enviar mensagens falsas que pareçam da sua organização. Isso é chamado de spoofing. Essas mensagens podem ser usadas para fins maliciosos, por exemplo, para divulgar informações falsas, enviar software nocivo ou fazer as pessoas compartilharem informações confidenciais. O SPF ajuda os servidores de recebimento a verificar se os e-mails foram realmente enviados do domínio da sua organização e por um servidor de e-mail autorizado.
  • O SPF ajuda a entregar mensagens nas Caixas de entrada dos destinatários: ele ajuda a impedir que mensagens do seu domínio sejam entregues na pasta “Spam”. Caso seu domínio não use o SPF, os servidores de e-mail de recebimento não poderão verificar se as mensagens foram realmente enviadas por você. Os servidores de recebimento podem enviar mensagens válidas para a pasta “Spam” dos destinatários ou rejeitá-las.

Acrescente ao seu registro SPF

Um registro SPF define os servidores de e-mail que podem enviar mensagens para seu domínio. Um domínio pode ter apenas um registro SPF. No entanto, um registro SPF pode especificar vários servidores e domínios que têm permissão para enviar e-mails para o domínio.

Documentações dos 3 maiores provedores de email, para incluir o SPF em seu domínio.

  • Locaweb
    https://ajuda.locaweb.com.br/wiki/spf/
  • Caso seu provedor de e-mails seja diferente dos exemplos acima, entre em contato com seu provedor e solicite a documentação de configuração de SPF.

Documentações: