- 1 Minute to read
- Print
- DarkLight
- PDF
Como Configurar o DMARC
- 1 Minute to read
- Print
- DarkLight
- PDF
DMARC – como configurar para estar dentro das políticas de entrega atuais dos provedores
O DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance) é um protocolo de segurança de e-mail que ajuda a proteger os domínios contra spoofing e phishing. Ele permite que os proprietários de domínios especifiquem políticas de autenticação para seus e-mails, e também define como os servidores de e-mail devem lidar com mensagens que não passam na autenticação. Isso ajuda a reduzir o spam e a garantir que os e-mails legítimos sejam entregues com sucesso, protegendo a reputação do domínio e melhorando a segurança das comunicações por e-mail.
O DMARC ajuda a proteger seus e-mails, garantindo que apenas mensagens verdadeiras entrem na caixa de entrada dos destinatários, tornando a experiência deles mais segura. Com isso, agora trata-se de uma proposta de normatização para garantia de autenticidade de um e-mail. Essa proposta tem sido adotada, inclusive por grandes provedores como Gmail, Microsoft e Yahoo.
A configuração do DMARC é ajustada de acordo com as políticas da empresa, e configurado a partir da criação de um registro TXT no Painel de DNS do domínio.
Para configurar o DMARC corretamente, você deve conhecer algumas siglas:
• V: É a versão do protocolo. Exemplo: v=DMARC1
• P: É a política, ou seja, o que deve ser feito com seus e-mails, como: quarentena, rejeitar ou nada. Exemplo: p=quarentena
• Rua/Ruf: Você deve inserir o endereço de e-mail para qual devem ser enviados os relatórios. É recomendável que você crie uma conta de e-mail no seu domínio exclusiva para isso. Exemplo: rua=mailto:dmarc@seudominio.com.br
Modelo de configuração para DMARC
Um exemplo na prática de como configurar o registro DMARC para sua empresa:
v=DMARC1; p=none; rua=mailto:dmarc@seudominio.com.br
No começo, é sugerido usar "p=none". Assim, você só vai observar os e-mails para identificar erros nos registros ou validações, evitando bloqueios acidentais. Depois que tudo estiver certo, você pode mudar para "p=quarantine" ou "p=reject".
A configuração do DMARC é de responsabilidade de cada cliente. Recomendamos seguir atentamente as instruções fornecidas e verificar regularmente as configurações para garantir o funcionamento adequado e a proteção eficaz contra fraudes e falsificações.