Relatório de HSM para medir as mensagens ativas disparadas no WhatsApp

Prev Next

Sobre a função

O objetivo desse relatório é fornecer uma visão detalhada de como as campanhas, feitas por mensagens ativas (HSM), estão impactando os resultados do seu negócio. Dessa forma, os clientes Hi Broker poderão acompanhar o retorno sobre o investimento (ROI) feito no mensageiro mais popular do país, o WhatsApp em sua versão Business API.

Veja como fazer

Acesse a página inicial da Central Administrativa, mantenha em Todos os departamentos, clique na aba Relatórios, depois em Geral > WhatsApp > Volume de disparos (HSM), como mostra a imagem abaixo:



Ao acessar o relatório, você terá uma visão panorâmica de todos os disparos realizados. Veja a descrição de cada um dos dados fornecidos a seguir:

Por padrão, o relatório exibido irá mostrar os dados dos últimos 7 dias. Para alterar o período, clique no ícone indicado abaixo. Após isso, clique em Aplicar para salvar as informações:

Utilize os filtros para refinar a sua busca/visualização. As opções são:

Por número de remetente (o número que você disparou a mensagem):


A origem (por onde o disparo foi feito):


 Categoria (Serviços, marketing ou autenticação):


Em volume de mensagens por período, uma tabela irá apresentar um consolidado de volume de mensagens do dia de acordo com o período selecionado. Os indicadores de análise da tabela incluem o nome do modelo, a data, o número do remetente, a origem, os HSMs disparados, as mensagens não enviadas, enviadas, entregues, lidas e respondidas. 

O relatório apresenta uma linguagem similar ao que conhecemos do próprio WhatsApp. Ao visualizar o número total de de HSMs disparados, as colunas seguintes apresentam dados precisos da sua campanha, como uma qualificação, semelhante a um funil de vendas. As colunas lidas e respondidas merecem atenção, pois as mensagens lidas só serão contabilizadas se o consumidor tiver a opção de confirmação de mensagem ativada no próprio WhatsApp, ou seja, não está sob o seu controle, já que é uma permissão do consumidor. No caso das mensagens respondidas só serão contabilizadas se estiverem dentro da janela de 24h de interação por parte do usuário, seja por clique em botão ou texto.

Exporte seu relatório clicando no botão indicado a seguir. Os dados exportados são: Remetente, destinatário, origem, data e hora do disparo, data e hora do envio, data e hora do entrega, data e hora lida, data e hora do falha, namespace, elementname, nome do operador, e cobrança. 

Para saber mais sobre os motivos de falha de envio, clique aqui.


A opção Exportar o seu relatório ficará disponível na tela de Registros de exportações WhatsApp. Acesse-a na aba de Relatórios > Exportações > Registro de Exportações de WhatsApp:

Ou, clique em Registro de exportações, na mensagem que aparece em tela após clicar em Exportar:




Não esqueça seu relatório!
O seu relatório ficará te esperando você na tela de Registro de exportações. Não deixe de acessar! 




Assista ao vídeo que preparamos para você!